Os dias frios chegaram e com eles a necessidade de aconchego e conforto. Nada mais agradável que uma noite de queijos e vinhos. Que tal criar um momento agradável com a família, amigos ou para si mesmo?
Montar uma tábua de queijos não é tarefa difícil, mas exige um pouco de planejamento. A primeira coisa é pensar em quais queijos serão servidos. É recomendado escolher queijos de diferentes categorias, para agradar diversos paladares. As categorias dos queijos podem ser divididas em: (1) Queijos frescos: por exemplo, frescal e boursin; (2) queijos filados: burrata, provolone; (3) queijos com casca fungada: brie, camembert; (4) queijos azuis: gorgonzola, roquefort; (5) queijos semi-duros: reino, emental; (6) queijos duros: grana padano, parmesão. Também temos os queijos artesanais, os regionais e os autorais, como o canastra, colonial, serrano entre outros.
A escolha dos queijos deve levar em conta o paladar dos convidados. Por exemplo, crianças preferem queijos mais suaves. Um queijo que agrada muito os pequenos é a mozzarella de búfala bolinha. Os mais conservadores preferem os queijos tradicionais. Já aqueles que tem um paladar mais desenvolvido preferem queijos fortes, como os queijos com fungos e os mais maturados.
Além dos queijos, é interessante oferecer algumas frutas para trazer um pouco de acidez, como uvas, morango, mirtilo ou outras. Também é interessante colocar geleias, mel, castanhas que harmonizem com os queijos. Por exemplo, a geleia de damasco harmoniza muito bem com o queijo brie. Pães (de preferência italiano ou baguete), crostinis ou torradas também são muito bem-vindos.
A escolha da bebida também deve levar em consideração os tipos de queijos que serão servidos. Vinhos com muito tanino podem trazer amargor para os queijos. Para não errar, recomendo um vinho branco seco, um espumante ou um vinho tinto mais leve, sem adstringência.
A vida é feita de momentos especiais. Aproveite!