– Os queijos fazem parte da alimentação humana a milhares de anos. Desde que o homem deixou de ser nômade começou a domesticar animais e a utilizar o leite como alimento, e consequentemente, a fazer queijos.
– O queijo foi descoberto por acaso. O leite coagulou naturalmente, o homem removeu o soro formado e percebeu que a massa obtida era boa para ser consumida.
– Fazer queijos é uma forma de conservar o leite, já que o leite fresco deteriora rapidamente e o queijo pode ser conservado por muito mais tempo, especialmente os queijos duros e maturados.
– Alguns queijos, como o Parmigiano Reggiano, levam meses e até anos para atingirem o ponto ideal de consumo.
– São necessários aproximadamente 10 litros de leite para produzir 1 kg de queijo.
– Apesar de os queijos de vaca serem os mais consumidos no mundo, há uma grande diversidade de queijos feitos com leite de búfala, ovelha e cabra. Também existem queijos feitos com leite de égua, burra, camela e até de rena!
– Existem milhares de queijos diferentes no mundo, mas o número exato é desconhecido. Só na França existem mais de 3 mil tipos de queijos diferentes.
– A mozzarella é o queijo mais consumido no mundo.
– Queijos são alimentos “vivos” pois possuem uma grande quantidade de microrganismos benéficos, que contribuem para a saúde da nossa flora intestinal.
– O santo Uguzon, mártir de Val Cavargna, é o padroeiro dos queijeiros. Ele era um queijeiro italiano que doava queijos aos pobres e foi assassinado pelo seu patrão.