A forma como um queijo é cortado pode influenciar na degustação. Não somente pela aparência, afinal a apresentação tem seu valor (afinal comemos com os olhos antes mesmo de colocar um alimento na boca), mas também porque o sabor do queijo pode variar em função da forma como ele é cortado.
Em grande parte dos queijos existe uma diferença de sabor e textura entre a parte central e a casca. Por isso, para cada tipo de queijo existe um corte ideal, para que seja possível sentir o sabor do queijo de forma completa.
O cuidado no corte deve ser maior em queijos com casca. Cada pedaço deve ter casca e massa em quantidades proporcionais. Para facilitar, seguem alguns exemplos:
Queijos de casca fungada: queijos como Brie, Camembert e outros devem ser cortados como uma fatia de bolo.
Queijos semiduros: queijos como o Ementhal, Prato, Colonial podem ser cortados em cubos, pedaços retangulares ou fatias.
Queijos duros: queijos como Parmesão, Grana, Pecorino e outros devem ser quebrados em pedaços irregulares.
Queijos vendidos em cunha: queijos como o Manchego, Gouda e outros vendidos em fatias com formato de triângulo. Basta deitar a fatia na horizontal e fazer cortes paralelos, assim terá fatias em forma de triângulos pequenos.
Ah, não esqueça de deixar os queijos climatizarem antes de servir (deixe pelo menos por meia hora em temperatura ambiente). Assim eles vão expressar todo seu potencial sensorial.