A primavera está chegando e com ela os dias de calor… Nada mais refrescante do que uma salada com queijo fresco, tomates e manjericão… E se tem um queijo capaz de transformar uma simples salada em uma experiência sensorial fabulosa esse queijo é a Burrata. Um queijo suave, cremoso, sabor lático e levemente salgado, que encanta os sentidos pela aparência e pelo paladar…
Esta especialidade italiana é classificada como um queijo fresco de massa filada, produzida a partir do mesmo processo de fabricação da verdadeira Mozzarella, porém, é recheada com uma mistura de creme de leite e queijo chamada Stracciatella. Moldada como um sachê de queijo, deixa escorrer seu recheio cremoso ao ser cortada.
A burrata pode ser feita com leite de vaca ou de búfala. Geralmente é comercializada imersa em salmoura e soro de leite, para manter sua umidade e frescor. Por ser um queijo fresco e de alta umidade sua validade é curta, devendo ser consumida rapidamente.
Muito apreciada na Itália apenas com um fio de azeite e pão, harmoniza muito bem com tomates, pesto, rúcula, jamón ou proschuitto, legumes grelhados; em cima de uma pizza ou um prato de macarrão ao sugo; além de versões onde é preparada a quente, gratinada ou até mesmo empanada.
A harmonização ideal é feita com vinhos brancos secos e levemente estruturados, vinhos tintos muito jovens, frutados e que não envelheceram em barris de carvalho (vinhos com pouco tanino) ou, como a maioria dos queijos, acompanhada de um bom espumante.
Artigo publicado na coluna O mundo dos Queijos na Revista Aldeia:
https://revistaaldeia.com.br/coluna_post/mundodosqueijos/2067/burrata