A principal característica do Emmental são as olhaduras são redondas, bem definidas e distribuídas de forma regular. São formadas por bactérias benéficas que, durante a maturação dos queijos, produzem gás carbônico, formando estas aberturas na massa e conferido seu sabor característico.
Uma curiosidade: nem todos os queijos fabricados na Suíça tem olhaduras e nem todos os queijos com olhaduras são suíços… O queijo suíço mais famoso e reconhecido por suas olhaduras é o Emmentaler, conhecido aqui no Brasil como emmental.
O emmental tem esta aparência linda que atiça nossos sentidos e surpreende o paladar quando degustado. Isso porque seu sabor é adocicado, frutado e delicado; sua textura é firme, mas flexível. É um dos queijos que compõem o famoso Fondue, uma especialidade muito apreciada para aquecer os dias frios de inverno. Por ser um queijo que derrete bem, é muito utilizado na culinária, em sanduíches, soufflés, cremes, molhos, omeletes, ou ainda, compondo uma deliciosa tábua de queijos.
O Emmentaler suíço fica de dois a seis meses maturando, podendo chegar a 12 meses para atingir o máximo de aroma e sabor. Hoje já encontramos no mercado a versão brasileira, produzida por laticínios que se inspiraram no famoso queijo suíço para reproduzi-lo em território nacional.
Para harmonizar e aproveitar bem todo seu potencial, deve ser degustado com vinhos tintos como Bordeaux, Merlot ou Beaujolais; vinhos brancos frutados como Chardonnay, Riesling, Lambrusco, Zinfandel branco ou rosé; ou ainda com cervejas lagers escuras e bock.