O feta é queijo grego mais conhecido no mundo. Sua fama se deve à sua ancestralidade e tradição. O feta existe, de acordo com a mitologia grega, desde o século VIII aC. Além disso, existem muitas muitas referências a este queijo na Odisséia de Homero. Tradicionalmente, o queijo feta é fabricado a partir de leite cru de ovelha ou com mistura de leite de ovelha e cabra.
O nome “Feta” significa “Fatia” e é uma referência à forma como o queijo é cortado. O feta é um queijo de textura quebradiça, presença de olhaduras mecânicas, sem casca e de cor branca ou marfim. Outra característica marcante do Feta é o sabor salgado. Por ser maturado em salmoura, seu teor de sal é superior aos demais queijos.
O feta é ingrediente clássico da culinária mediterrânea; além se ser muito consumido em saladas, o queijo feta pode ser usado em pratos quentes e até mesmo grelhado. Geralmente, é acompanhado de legumes: tomate, pepino, abobrinha, beringela, pimentões, etc. Também pode ser adicionado à massas, lentilhas, omeletes, sopas, tortas e cremes. É um ingrediente indispensável na famosa salada grega, uma receita fresca, nutritiva e saborosa. Perfeita para o verão.