O Gruyère é um famoso queijo suíço, conhecido por ser o ingrediente principal do delicioso Fondue de queijo. Apesar de ser um queijo conhecido mundialmente, geralmente é confundido com outros queijos suíços com olhaduras (os famosos furinhos), como o Emmental. Na verdade, o verdadeiro Gruyère suíço um queijo da massa compacta e firme, feito com leite cru, sabor requintado e complexo. É um queijo de maturação longa, que adquire um aroma com notas de flores, frutas secas, castanhas e cogumelos, variando em função do fabricante, da estação do ano e das condições de fabricação.
O Gruyère é um queijo originário dos Alpes, na divisa entre a França e a Suíça. Em função disso, existe uma versão francesa do Gruyère, que se difere um pouco do suíço. O Gruyère suíço deve ser maturado pelo menos por 5 meses e não possui olhaduras; caso apresente, são pequenas e raras. Já o Gruyère francês tem um tempo de maturação mínimo de 120 dias e passa por duas fases de maturação para favorecer a formação de olhaduras pequenas, perfeitamente redondas e bem distribuídas na massa.
São necessários 400 litros de leite para elaborar uma peça de Gruyère suíço, que pesa em torno de 35 kg. Deve ser feito em uma determinada região dos Alpes, com leite cru de vaca, obtido em um raio máximo de 20 km de distância da queijaria para receber o selo de Apelação de Origem Protegida (AOP), garante sua autenticidade. Queijos feitos fora desta norma são chamados de “Tipo Gruyère”, que significa que o processo de fabricação é diferente do original. Por exemplo, o queijo “Tipo Gruyère” fabricado no Brasil difere bastante na sua aparência, sabor e aroma com relação ao original suíço.
O Gruyère é um queijo muito versátil, perfeito para ser consumido puro, em uma tábua de frios ou para ser usado em preparo culinários. Apresenta excelente capacidade de derretimento, agregando sabor e textura para diferentes receitas. Além do clássico fondue, pode ser usado em Soufflés, tortas, pratos gratinados, Quiches, risotos, sanduíches quentes ou frios. Harmoniza muito bem com vinho Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Chardonnay ou mesmo um Merlot.