O provolone é um clássico queijo italiano apreciado no mundo todo e atualmente fabricado em diversos países. A versão brasileira se diferencia bastante do queijo original, que é mais maturado e, na maioria das vezes, não é defumado, como frequentemente encontramos no Brasil. O sabor e textura variam muito dependendo das técnicas de cada fabricante e do tempo de maturação.
É um queijo feito com leite de vaca, semiduro e massa filada, processo semelhante ao da muçarela, mas se diferencia por ser um queijo mais seco e mais picante. Aliás, na Itália existe o Provolone Picante, que é bem maturado e com sabor bem marcante. Outro diferencial deste queijo é o processo de defumação, que pode ser tradicional, feito pela queima da madeira, ou pela aplicação de fumaça líquida, processo mais utilizado industrialmente por sua praticidade e padronização.
O formato e tamanho do provolone variam bastante, mas geralmente são cilíndricos e amarrados com barbantes, que são usados para pendurar os queijos durante a maturação e defumação. Na Itália, o provolone pode ter o formato mais cônico, alguns lembram uma abóbora ou mesmo um melão.
O provolone é um queijo com boa capacidade de derretimento, por isso é muito utilizado em pratos gratinados ou em pizzas, como na pizza 4 queijos. Pode ser frito à milanesa ou usado como recheio de pastéis e bolinhos. Outra forma de consumo é o chips de provolone, onde o queijo é tostado até ficar crocante. Ou seja, o provolone é um ingrediente clássico na comida de boteco e harmoniza muito bem com chopp ou cerveja gelada, idealmente uma IPA ou cervejas escuras, onde as notas tostadas casam perfeitamente com seu sabor defumado.