O queijo colonial faz parte da cultura e gastronomia da Região Sul, com maior destaque no Rio Grande do Sul. Suas origens datam da colonização europeia, principalmente italianos e alemães que trouxeram consigo as técnicas de transformação do leite em queijo. O termo colonial tem relação com as “colônias”, ou lotes de terras destinados aos imigrantes quando vieram ocupar essa região.
Originalmente, o queijo colonial (ou queijo da colônia) era feito artesanalmente a partir de leite cru e apenas para consumo familiar. Atualmente, é produzido por agroindústrias que se adequaram à legislação, fabricando o queijo com leite pasteurizado.
Este queijo conquistou o paladar do consumidor brasileiro por seu sabor suave, textura untuosa e versatilidade culinária. Sua degustação é geralmente acompanhada de vinho tinto e salame: um trio imbatível. Os italianos complementam o cardápio com uma bela polenta brustolada.
Existem variações no queijo Colonial, pois não é um produto padronizado. As peças geralmente são redondas, com aproximadamente 1 kg. O tempo médio de maturação é 10 a 20 dias, mas pode variar bastante em função da região e da preferência do consumidor. Alguns preferem o queijo mais fresco e outros mais maturado. O sabor se intensifica com a maturação, assim como a espessura da casca.
Um detalhe importante referente à qualidade deste queijo: ele não deve estar estufado e apresentar aparência rendada (cheio de furinhos). Este é um defeito chamado de estufamento precoce e sua ocorrência indica falta de higiene na obtenção do leite ou na fabricação do queijo.
Um bom queijo colonial deve ter a massa compacta, podendo apresentar algumas olhaduras mecânicas (quando a massa não foi bem prensada) e odor agradável.
Podemos afirmar que o queijo colonial tem a mesma relevância para o Sul do Brasil que o queijo da Canastra tem para Minas, apesar de não ter o mesmo status nacional. Precisamos valorizar o nosso terroir, bem como a história e tradição dos nossos antepassados que colonizaram o Sul do Brasil e trouxeram com eles as origens deste queijo tão especial.