Os queijos espanhóis ainda são pouco conhecidos no Brasil, talvez a referência mais conhecida seja o Manchego, famoso queijo espanhol feito com leite de ovelha da raça Manchega. Muito além do Manchego, a Espanha produz mais de 150 tipos de queijos diferentes, sendo que ao menos 26 deles possuem Denominação de Origem Protegida (DOP), ou seja, só podem ser produzidos nas regiões demarcadas e segundo protocolos específicos.
A maioria dos queijos espanhóis são de massa prensada e maturados, mas algumas categorias se diferenciam, como as “Tortas”, queijos de massa cremosa feitos com leite de ovelha e coagulados com Flor de Cardo. A Torta del Casar e a Torta de la Serena são versões espanholas do famoso queijo português Serra da Estrela. Os queijos Azuis também são apreciados na Espanha, sendo o Cabrales e o Valdeón são alguns exemplos.
É muito comum a produção de queijos de “Mezcla”, que são feitos com misturas de leite de vaca, ovelha e cabra. Variando as proporções e os tipos de leite é possível dar origem a queijos com sabores, texturas e aromas muito variados. O Queso Ibérico é um bom exemplo desta categoria, um queijo de massa prensada feito com uma mistura de leite de vaca (máximo 50%), cabra (mínimo 15%) e ovelha (mínimo 15%).
Uma característica recorrente nos queijos espanhóis é a casca marcada com uma textura trançada, lembrança dos tempos em que os queijos eram enformados em cestas de vime trançado. As formas utilizadas hoje mantêm esta identidade que ajuda a diferenciar os queijos por sua aparência característica. Alguns queijos possuem a casca natural, outros são recobertos com resinas ou lavadas com azeite. Também é comum o uso de condimentos, como o pimentão, que além do sabor e aroma dão cor a superfície dos queijos.
Os queijos são indispensáveis nas famosas “Tapas” espanholas, assim como o Jamón. Vale a pena provar!